Para que exista uma boa governança da cidade, é necessário que se estabeleçam instâncias de diálogo em que a participação ocorra de forma efetiva e as decisões possam ser tomadas coletivamente, além de articular forças e recursos na implementação de ações que atinjam os objetivos pactuados.
Uma dessas instâncias de diálogo proposta é o Fórum Territorial, espaço de articulação permanente entre o poder público e a comunidade de determinado território. A consolidação desses fóruns foi iniciada durante o processo que discutiu uma nova territorialização para Fortaleza, quando lideranças e outros agentes que atuam nesses recortes territoriais propuseram uma estrutura inicial para os fóruns.
Em 2025, os fóruns são articulados para contribuírem com a complementação e a priorização das iniciativas listadas e discutidas para a execução na atual gestão executiva municipal.
De acordo com a proposta inicial dos grupos, os fóruns serão espaços abertos à participação de qualquer cidadão que viva e/ou atue no território em questão
Os Fóruns devem estabelecer parcerias com espaços públicos e/ou privados de suas áreas de atuação para a realização de suas reuniões, tais como escolas, sedes das atuais Regionais, associações, salões de igrejas, entre outros.
Os grupos devem definir um ou mais coordenadores para promover a articulação entre os participantes e organizar as reuniões.
O papel dos Fóruns será, principalmente, discutir as ações coletivas necessárias para o desenvolvimento do território, priorizando ações para inclusão nos instrumentos de planejamento da gestão pública.