Apresentação
O Território formado pelos bairros Dionísio Torres, Joaquim Távora, São João do Tauape.
Propostas | Tema | Unidade Territorial | Observações |
---|---|---|---|
CONSTRUCÃO DE UMA CRECHE PARA CRIANCAS DE 3 ANOS, 4 ANOS, 5 ANOS DE IDADE. DUPLICAR O NÚMERO DE VAGAS NAS CRECHES. O OBJETIVO É DUPLICAR AS VAGAS DE CRECHE. | EDUCAÇÃO | REGIONAL - 2 | Autor JOSE MILTON SALES LOPES |
CONSTRUÇÃO DE UMA ARENINHA NA RUA JOÃO CORDEIRO COM RUA SÃO GABRIEL – JOAQUIM TÁVORA. OBSERVAÇÃO ANTIGO CAMPO 1º DE MAIO. | ESPORTE E LAZER | REGIONAL - 2 | Autor JOSE MILTON SALES LOPES |
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Os moradores do bairro São João do Tauape e entorno receberam, neste sábado (05/02), o novo Polo de Lazer Rachel Guimaraes Martins Barbosa. Localizado às mar...
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A Prefeitura de Fortaleza realiza, nesta segunda-feira (22/06), a partir das 8 horas, operação de limpeza com abordagens de educação ambiental nas imediações ...
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O prefeito Roberto Cláudio entrega, nesta terça-feira (07/01), às 18 horas, a requalificação da Praça Arquiteto Rogério Fróes totalmente restaur...
A Prefeitura de Fortaleza realiza, nesta sexta-feira (20/12), às 14h, no Auditório da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), a solenidade de posse dos novos servidores da Secreta...
A Prefeitura de Fortaleza promove, por intermédio da Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas, mais um torneio InterCaps de futsal, formado por usuários em acompanhamento ...
Prefeitura de Fortaleza irá realizar, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Secel), o 1º Aberto Artes Marciais da Capital. A competição é considerada a ...
A Prefeitura de Fortaleza promove, por meio da Secretaria Regional II, a 19ª edição do projeto +Bairros, com mais de 40 serviços gratuitos que serão ofertados à...
O estímulo à convivência saudável e às manifestações esportivas e culturais em Fortaleza recebeu novos reforços. O prefeito Roberto Cláudi...
A Prefeitura de Fortaleza segue revitalizando espaços públicos e inaugurando obras que contribuem para a qualidade de vida da população. Nesta segunda-feira (04/11), &agrav...
A população do bairro Dionísio Torres agora conta com mais um espaço público de lazer requalificado. O prefeito Roberto Cláudio entregou, na noite desta quart...
O Projeto Atleta Cidadão no Meu Bairro movimentou a Praça da LBA no último sábado (21/09), levando esporte, lazer e cidadania para a população do bairro Joaqu...
A Prefeitura de Fortaleza iniciou, por meio da Secretaria Regional II, nesta terça-feira (17/09), as obras de requalificação do Parque Rio Branco, localizado no bairro Joaquim T&a...
O prefeito Roberto Cláudio entrega, nesta quarta-feira (14/08), às 17 horas, a Praça Doutor Edmar Fujita, conhecida popularmente como Praça dos Eletricitários, totalme...
Marlene Alves Bezerra
José Milton Sales Lopes
Regina Dantas
Hilton Junior
Paulo Anastásio
Célia Maria Figueiredo
Agentes de Cidadania
Jose Milton Sales Lopes
Gleucilene Maria Almeida Vasconcelos
Caterina Lúcia Serpa Quirino
Maria Auxiliadora Costa da Silva
José Hilton de Castro Junior
Jose Hilton de Castro
Paulo Sérgio Pereira de Lima
Gleyson Silva Santos
Miliane Maria da Silva Bezerra
Francisco Fernando Martins
Jose Marconi de Goes Sales
Katia Maria Freitas Andrade
Cristiane Marques Ribeiro
1 - Aspectos Demográficos
O Território formado pelos bairros Dionísio Torres, Joaquim Távora, São João do Tauape possui os seguintes indicadores demográficos:
|
Dionísio Torres |
Joaquim Távora |
São João do Tauape |
Total |
Domicílios Particulares Permanentes |
5.434 |
8.303 |
9.105 |
22.842 |
População Residente |
15.634 |
23.450 |
27.598 |
66.682 |
População Homens |
6.624 |
10.107 |
12.498 |
29.229 |
População Mulheres |
9.010 |
13.343 |
15.100 |
37.453 |
Razão de Dependência Jovens |
17.2% |
19.2% |
25.6% |
- |
Razão de Dependência Idosos |
17.1% |
16.5% |
13.8% |
- |
Razão de Dependência Total |
34.3% |
35.7% |
39.3% |
- |
Índice de Envelhecimento |
99.1% |
86% |
53.9% |
- |
Razão de Masculino x Feminino |
73.5% |
75.7% |
82.8% |
- |
Razão Crianças-Mulheres |
12.9% |
15.9% |
20.4% |
- |
Média de moradores por Domicílios |
3.2 |
3.1 |
3.3 |
- |
Proporção de domicílios ocupados |
89.2% |
89.7% |
91.2% |
- |
Proporção de domicílios não ocupados |
10.8% |
10.3% |
8.8% |
- |
Fonte: IBGE, 2010
2 - Equipamentos Públicos Municipais Existentes
No território estão situados os equipamentos públicos municipais descritos na tabela abaixo.
Nome do Equipamento | Endereço | Bairro |
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Praça Jesus Maria José | Rua Evaristo Reis / AV Raul Barbosa | São João do Tauape |
Praça Vicente Leite | Trilho REFFSA / Rua Sítio Mel | São João do Tauape |
UAPS Irmã Hercília Lima Aragão | Rua Frei Vidal, 1821 | São João do Tauape |
UAPS Pio XII | Rua Frei Vidal, 1821 | São João do Tauape |
UAPS Pio XII | Belizário Távora, S/N | São João do Tauape |
Parque da Juventude Adahil Barreto | Rua Vicente Linhares | São João do Tauape |
Centro de Educação Infantil Professora Antonieta Cals | Rua Júlia Vasconcelos, 67 | São João do Tauape |
Centro de Referencia da Assistência Social - CRAS | Rua Sabino Monte, 4506 | São João do Tauape |
Creche Conveniada | Rua Ana Gonçalves, 141 | São João do Tauape |
EEFM Dona Luiza Távora Pio XII | Rua Ana Goncalves, 947 | São João do Tauape |
EEFM Noel Hugnen de Oliveira Paiva | Rua Monsenhor Salazar, 279 | São João do Tauape |
Escola de Tempo Parcial | Rua Ana Gonçalves, 1105 | São João do Tauape |
Escola de Tipo Integral | Rua Monsenhor Salazar, 1480 | São João do Tauape |
Escola de Tipo Integral Dra. Francisca de Assis | Rua Monsenhor Salazar, 2432 | São João do Tauape |
Canuto da Frota | Sem endereço | São João do Tauape |
Centro de Educação Infantil Almerinda de Albuquerque | Trav. Libertador, 57 | São João do Tauape |
Parque Rio Branco | AV. Pontes Vieira / RUA Capitão Gustavo | São João do Tauape |
Praça | Área Institucional / Rua Frei Vidal | São João do Tauape |
Praça São Francisco | Rua Ouro Branco / Rua Siriguela | São João do Tauape |
Praça São Lucas | Rua Cel. Alves Teixeira / Trav. Pe. Chevalier | Joaquim Távora |
Creche Conveniada | Rua Adolfo Siqueira, 273 | Joaquim Távora |
EEFM Padre Rocha | Rua Coronel Alves Teixeira, 525 | Joaquim Távora |
Área Verde | Rua Soriano Albuquerque / Rua Adolfo Pinheiro | Joaquim Távora |
Escola Especial Associação de Assistência à Criança Excepcional | Rua Adolfo Siqueira , 273 | Joaquim Távora |
Praça João Távora | Av. Pontes Vieira / Rua Cap Gustavo | Joaquim Távora |
Ginásio Paulo Sarasate | Rua Idelfonso Albano, 2050 | Dionisio Torres |
• Regulamentação e elaboração dos PIRF das Zeis
• Melhoria Habitacional das unidades situadas nos assentamentos precários urbanizados ou que serão alvo de urbanização
• Legitimação de posse dos imóveis localizados em assentamentos precários consolidados
• Promoção da regularização fundiária plena em assentamentos precários consolidáveis sem reassentamento
• Legitimação de posse dos imóveis localizados em assentamentos precários consolidados
• Promoção da regularização fundiária plena em assentamentos precários consolidáveis sem reassentamento
• Legitimação de posse dos imóveis localizados em assentamentos precários consolidados
• Promoção da regularização fundiária plena em assentamentos precários consolidáveis sem reassentamento
• Criação de Núcleos de Mediação de Conflitos em todos os bairros da capital
• Ampliação dos Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS) para todos os bairros da capital cearense, visando ao controle social da qualidade dos serviços na área de Segurança Pública e contribuir para a mediação de conflitos
• Apoio às ações de comercialização (feiras, eventos, rodada de negócios etc.)
• Criação de empreendimentos produtivos de coleta e reciclagem de materiais recicláveis
• Apoio à criação de empreendimentos autogestionários de produção, comercialização e consumo sustentáveis
• Promoção do acesso a mercados (realização de feiras, rodada de negócios e ações de marketing)
• Estímulo à formalização de pequenos negócios
• Promoção de capacitação técnica e gerencial aos pequenos produtores de artesanato
O Plano Mestre Urbanístico do Fortaleza 2040 propõe, na área do território:
• Implantação de brinquedotecas
• Academias ao ar livre
• Construção de cachorródromos
• Mapeamento, monitoramento e apoio às atividades de esporte elazer oferecidas gratuitamente às comunidades
• Implantação de espaços para a interação de crianças e adolescentes (praças, parques infantis, quadras, espações culturais, multifuncionais)
• Articulação, fomento e fiscalização de parcerias entre a prefeitura e iniciativa privada para implementação da Lei da Aprendizagem (inclusão no mundo do trabalho)
• Implantação de berçários nos Centros de Educação Infantil
• Construção de Praças da Juventude com conselhos de gestão
• Criação de bibliotecas comunitárias por meio de editais
• Calendário anual de eventos para idosos
• Implantação de Ambientes Científico-Tecnológicos criativos e lúdicos de Aprendizagem nas instituições educacionais municipais, privilegiando o laboratório e a experimentação
• Garantia de condições satisfatórias na infraestrutura de 100% das instituições educacionais e aquisição de equipamentos, materiais de apoio, recursos pedagógicos e livros para as bibliotecas, necessários ao eficiente funcionamento do parque escolar
• Ampliação do atendimento em creches
• Ampliação da rede física da educação infantil com a construção de 420 Centros de Educação Infantil (CEI)
• Adequação de 100% dos Centros de Educação Infantil garantindo a acessibilidade universal às crianças com deficiência
• Criação e implantação em 100% das instituições educacionais de uma rede preventiva de proteção à criança, em parceria com as famílias, poder público e sociedade
• Implantação de ambientes de interatividade com o uso de tecnologias em 100% nos Centros de Educação Infantil
• Implantação de ateliê em 100% das instituições de Educação Infantil como ambientes em que as crianças possam se expressar utilizando-se das mais diversas linguagens
• Ampliação da oferta de escolas de tempo integral para 100% da demanda manifesta de 6 a 14 anos
• Ampliação do parque escolar da rede municipal de ensino de Fortaleza, com a construção de unidades escolares de ensino fundamental
• Reforma geral e ampliação (para atendimento da demanda) de 100% das unidades escolares de ensino fundamental da rede municipal
• Construção e reforma de espaços poliesportivos e multifuncionais para atividades esportivas, artísticas e culturais, conforme necessidade
• Adequação arquitetônica de 100% das escolas de ensino fundamental garantindo acessibilidade às crianças com deficiência
• Criação de ambiente de acolhimento para os filhos dos alunos em 100% das escolas de Educação de Jovens e Adultos - EJA
• Fortalecimento do protagonismo infantojuvenil, com a criação de câmaras infantojuvenis e grêmios e/ou outras organizações estudantis
• Implantação de distritos de Cultura
• Dinamização de roteiros culturais
• Fomento às tradições culturais das comunidades
• Valorização do conhecimento sobre a memória dos bairros
• Requalificação do entorno de imóveis de relevância cultural
• Ampliação de qualificação de espaços públicos
• Criação de polos culturais inteligentes
• Ocupação de praças com ações de arte e cultura
• Fomento às atividades culturais de jovens artistas
• Agentes locais de inovação
• Apoio à expansão de banda larga de internet
• Supressão de espécies invasoras
• Educação ambiental
• Incentivo à permacultura, agroecologia e agricultura orgânica
• Controle de zoonoses
• Estímulo à adoção de praças
• Criação de linhas de transporte não poluentes
• Aproveitamento econômico dos resíduos sólidos
• Redução de perdas no sistema de abastecimento de água
• Universalização da cobertura do esgotamento sanitário e da coleta de resíduos sólidos
• Incentivo à coleta seletiva
• Eliminação dos pontos de lixo
• Instalação de ecopontos
• Ampliação da rede de drenagem
Nenhum item
• Implantação dos Fóruns Territoriais
Compromissos | Eixo | Responsável | Observações | Situação |
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Encontra-se em elaboração o Plano Integrado de Regularização Fundiária - PIRF da Zeis Lagamar. | 0 - Equidade territorial, social e econômica | Iplanfor | Entregue o Plano Integrado de Regularização Fundiária - PIRF da Zeis Lagamar. | Concluído |
Reparo e Manutenção do posto Miriam Porto Mota | 0 - Equidade territorial, social e econômica | SMS | Previsto serviço de manutenção na unidade através da Seger - previsão 2023. | Em Andamento |
Reforma do posto Pio XII. | 0 - Equidade territorial, social e econômica | SMS | Enviado processo à Seinf para elaboração de projetos executivos e complementares. | Em Andamento |
Salas de Situação: Implantação de Salas de Situação nas Uaps para acompanhamento epidemiológico local a partir dos dados coletados pela Equipe Saúde da Família e com cruzamento de dados secundários de fontes diversas como Ministério da Saúde. Projeto de grande importância para antecipação de cenários no Território. Até dezembro de 2020 serão 58 salsas de situação implantadas nas UAPS. A Meta é a implantação de salas de situação em 100% das UAPS. | 2 - Vida comunitária, acolhimento e bem estar | SMS | - | Concluído |
Reparo e manutenção do posto Irmã Hercilia de Aragão. | 2 - Vida comunitária, acolhimento e bem estar | SMS | Previsto serviço de manutenção na unidade através da Seger - previsão 2023. | Em Andamento |
Ofertar educação de jovens e adultos | 3 - Desenvolvimento da cultura e do conhecimento | SME | Para aumentar o número de matrículas na EJA, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME) desenvolve, desde 2017, o Projeto EJA Presente por meio de um conjunto de ações para reintegrar estudantes que, por algum motivo, deixaram os estudos. Este projeto tem como objetivo matricular o maior número de jovens e adultos com mais de 15 anos de idade que não tenham concluído o Ensino Fundamental; • Dentre as ações de maior força do projeto EJA Presente está a busca ativa, que é realizada pelas escolas que atendem a modalidade EJA; • A busca é feita a partir do contato pessoal e telefônico, pelas redes sociais, com a ajuda de parentes ou amigos que estudam na Rede Municipal de Ensino, indo à residência do possível aluno, afixando cartazes em igrejas, feiras, terminais de ônibus. A intenção principal é incentivar a retomada dos estudos e reduzir a o abandono e a evasão na EJA; • Todos os anos a SME realiza estudo para abertura de novos polos de EJA, conforme a demanda, para ampliar a matrícula nesta modalidade, buscando tornar a EJA mais atrativa e próxima da necessidade dos alunos; • Em 2019, foram matriculados um total de 80 alunos de EJA nos polos dos bairros. Em 2020, já estão matriculados 87 alunos. | Concluído |
A Plataforma Reciclando Atitudes desenvolve ações de educação ambiental objetivando sensibilizar o cidadão a uma mudança de atitudes com a Cidade. As ações são desenvolvidas em distintos locais de Fortaleza, como por exemplo: escolas, universidades, empresas, praias, parques, praças, condomínios, organizações sociais, entre outras instituições públicas e privadas. Um dos projetos desta plataforma é o Reciclando Atitudes nas Escolas, que visa realizar ações de sensibilização ambiental a toda comunidade escolar. | 4 - Qualidade do meio ambiente e dos recursos naturais | Seuma | - | Concluído |
ID | Título | Data | Início | Término | Fórum | Local | ||
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