Apresentação
O Território formado pelos bairros Cais do Porto, Mucuripe e Vicente Pinzon.
Território com potencial turístico e de lazer comunitário, espaços estratégicos com vistas privilegiadas e de acolhimento da comunidade. Boa parte dos seus assentamentos são precários, região onde se concentram ZEIS do tipo 1, 2 e 3. Atualmente a ZEIS do Mucuripe faz parte do Plano Integrado de Regularização Fundiária (PIRF) das ZEIS prioritárias.
| Propostas | Tema | Unidade Territorial | Observações |
|---|---|---|---|
| CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DA ZEIS DO VICENTE PINZÓN E REGULARIZACÃO FUNDIÁRIA DAS COMUNIDADES RITA GERMANO, JOANA D'ARC, ROBERTO PEDROSA NOVA BELA VISTA E MORRO DAS PRACAS. | HABITAÇÃO | REGIONAL - 2 | Autor JAIRO CÉSAR OLIVEIRA |
| CONSTRUÇÃO DE UMA POLICLÍNICA PARA A REGIÃO DO GRANDE VICENTE PINZON | SAÚDE | REGIONAL - 2 | Autor MARIA LUCIA NUNES DE SOUSA |
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Astrogildo Palhano
Liduina Maria Lima
Maria Lucia Nunes
Agentes de Cidadania
José Valdemir de Lima Costa
Paulo Sergio Dias
Antonio Marcos de Almeida
Mário Pedro Sarmento
Liduina Maria José Lima da Silva
Maria Lúcia Nunes de Sousa
Willian Torres de Menezes
Jose Maria Lourenço dos Santos
Eliane de Lima Alves
1 - Aspectos Demográficos
O Território formado pelos bairros Cais do Porto, Mucuripe e Vicente Pinzon possui os seguintes indicadores demográficos:
|
Cais do Porto |
Mucuripe |
Vicente Pinzon |
Total |
|
|
Domicílios Particulares Permanentes |
7.163 |
5.577 |
14.130 |
26.870 |
|
População Residente |
22.382 |
13.747 |
45.518 |
81.647 |
|
População Homens |
10.867 |
6.239 |
21.766 |
38.872 |
|
População Mulheres |
11.515 |
7.508 |
23.752 |
42.775 |
|
Razão de Dependência Jovens |
37.7% |
22% |
34.9% |
- |
|
Razão de Dependência Idosos |
7.8% |
14.2% |
8.1% |
- |
|
Razão de Dependência Total |
45.5% |
36.2% |
43% |
- |
|
Índice de Envelhecimento |
20.8% |
64.5% |
23.3% |
- |
|
Razão de Masculino x Feminino |
94.4% |
83.1% |
91.6% |
- |
|
Razão Crianças-Mulheres |
31% |
19.3% |
28.6% |
- |
|
Média de moradores por Domicílios |
3.5 |
3.1 |
3.6 |
- |
|
Proporção de domicílios ocupados |
88.4% |
79.9% |
90.6% |
- |
|
Proporção de domicílios não ocupados |
11.6% |
20.1% |
9.4% |
- |
Fonte: IBGE, 2010
2 - Equipamentos Públicos Municipais Existentes
No território estão situados os equipamentos públicos municipais descritos na tabela abaixo.
| Nome do Equipamento | Endereço | Bairro |
|---|---|---|
| UAPS Sandra Maria Faustino Nogueira | Rua Josias Paula de Souza, s/n | Vicente Pinzon |
| Creche Conveniada Sonho Infantil | Rua Estrela do Oriente, 151 | Vicente Pinzon |
| EEEP Maria Ângela da Silveira Borges | Rua Pintor Antônio Bandeira, s/n | Vicente Pinzon |
| EEFM Deputado Manoel Rodrigues | Rua Oliveira Filho, 1576 | Vicente Pinzon |
| EEFM General Murilo Borges Moreira | Rua do Entardecer, 90 | Vicente Pinzon |
| EEFM Matias Beck | Rua professora Aida balaio, 38 | Vicente Pinzon |
| Escola de Tempo Parcial | Av. Trajano de Medeiros, 813 | Vicente Pinzon |
| Escola de Tempo Parcial | Rua Doutor Manoel Rodrigues monteiro, 840 | Vicente Pinzon |
| Escola de Tempo Parcial | Av. Dos jangadeiros, 577 | Vicente Pinzon |
| Escola de Tempo Parcial | Rua Osmundo Cavalcante, 90 | Vicente Pinzon |
| Estádio Municipal Terra e Mar | Rua Dr. Luiz Costa / Av. dos Jangadeiros | Vicente Pinzon |
| Largos/Jardins | Rua Lima Barreto / rua S | Vicente Pinzon |
| Área Verde | Rua Do Paraíso / Rua Da Fateixa | Vicente Pinzon |
| Parque | Rua Areia Branca / Rua Dourado | Vicente Pinzon |
| Praça | Rua Lima Barreto / Rua João de Deus | Vicente Pinzon |
| Praça | Av Dolor Barreira / Rua Albacora | Vicente Pinzon |
| Praça | Av Dolor Barreira / Rua Cioba | Vicente Pinzon |
| Praça Alan Neto | Rua Plácido Coelho Júnior / Rua Pérola | Vicente Pinzon |
| Praça Belarmino Maia Mendonça | Rua Plácido Coelho Júnior / rua desemb | Vicente Pinzon |
| Praça Narcisa Borges | Rua Dr. Luiz Costa / Rua Luiz Tibúrcio | Vicente Pinzon |
| UAPS Aida Santos e Silva | Rua Trajano de Medeiros, 813 | Vicente Pinzon |
| Largos/Jardins | Rua da Ladeira / Rua Albacora | Vicente Pinzon |
| Areninha | Loteamento Praça/Área Verde | Vicente Pinzon |
| Centro de Educação Infantil | Rua Aída Balaio, 100 | Vicente Pinzon |
| Centro de Educação Infantil DARCY RIBEIRO | Rua Fausto Cabral, 357 | Vicente Pinzon |
| Centro de Educação Infantil Professora Aída Santos e Silva | Trav. Juqueri, 46 | Vicente Pinzon |
| Centro de Educação Infantil Professora Belarmina Campos | Rua Doutor Manoel Rodrigues, 840 | Vicente Pinzon |
| Creche Conveniada | Rua Doutor Antônio Carneiro, 763 | Vicente Pinzon |
| Centro de Referência Especializado De Assistencia Social - CREAS | Rua Manoel Jesuíno, 153 | Mucuripe |
| Conselho Tutelar II | Rua da Paz, 302 | Mucuripe |
| Dragão do Mar EEM | Rua Umari, S/N | Mucuripe |
| EEFM Barbara de Alencar | Rua Pedro Rufino, 38 | Mucuripe |
| Escola de Tempo Parcial | Rua Manuel Jesuíno, 370 | Mucuripe |
| Escola de Tempo Parcial | AV. da Abolição, 3984 | Mucuripe |
| PRAÇA Cirineu Cordeiro | Trav Júlio Pinto / Rua Santana | Mucuripe |
| UAPS Flávio Marcílio | Av. Abolição, 416 | Mucuripe |
| Centro de Referência da Assistência Social - CRAS | Rua Professor Luís Costa, 142 | Mucuripe |
| Escola de Tempo Parcial | Av. José Sabóia, 905 | Cais do Porto |
| Escola de Tipo Integral | Av. Vicente de Castro, 6074 | Cais do Porto |
| Escola de Tempo Parcial | Av. Zezé Diogo, 1247 | Cais do Porto |
| PRAÇA OLÍMPIO MEIRE | Rua Boa Vista / Av. Jangadeiro | Cais do Porto |
| UAPS Célio Brasil Girão | Rua Henrique Firmeza, 82 | Cais do Porto |
| Centro de Educação Infantil | Av. José Sabóia, 905 | Cais do Porto |
| Centro de Educação Infantil MARIA FELÍCIO LOPES | Rua 20 de Julho, 480 | Cais do Porto |
| Centro De Referencia Da Assistência Social - CRAS | Av. Zezé diogo, 1038 | Cais do Porto |
| EEFM HELENITA MOTA | Rua Amancio Filomeno, 720 | Cais do Porto |
| Escola de Tempo Parcial | Rua 20 de Julho, 480 | Cais do Porto |
| Escola de Tempo Parcial | Rua Francisco Alves Pereira, 349 | Cais do Porto |
• Regulamentação e elaboração dos PIRF das Zeis
• Melhoria Habitacional das unidades situadas nos assentamentos precários urbanizados ou que serão alvo de urbanização
• Legitimação de posse dos imóveis localizados em assentamentos precários consolidados
• Promoção da regularização fundiária plena em assentamentos precários consolidáveis sem reassentamento
• Legitimação de posse dos imóveis localizados em assentamentos precários consolidados
• Promoção da regularização fundiária plena em assentamentos precários consolidáveis sem reassentamento
• Legitimação de posse dos imóveis localizados em assentamentos precários consolidados
• Promoção da regularização fundiária plena em assentamentos precários consolidáveis sem reassentamento
• Criação de Núcleos de Mediação de Conflitos em todos os bairros da capital
• Ampliação dos Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS) para todos os bairros da capital cearense, visando ao controle social da qualidade dos serviços na área de Segurança Pública e contribuir para a mediação de conflitos
• Apoio às ações de comercialização (feiras, eventos, rodada de negócios etc.)
• Criação de empreendimentos produtivos de coleta e reciclagem de materiais recicláveis
• Apoio à criação de empreendimentos autogestionários de produção, comercialização e consumo sustentáveis
• Promoção do acesso a mercados (realização de feiras, rodada de negócios e ações de marketing)
• Estímulo à formalização de pequenos negócios
• Promoção de capacitação técnica e gerencial aos pequenos produtores de artesanato
O Plano Mestre Urbanístico do Fortaleza 2040 propõe, na área do território:
• Implantação de brinquedotecas
• Academias ao ar livre
• Construção de cachorródromos
• Mapeamento, monitoramento e apoio às atividades de esporte elazer oferecidas gratuitamente às comunidades
• Implantação de espaços para a interação de crianças e adolescentes (praças, parques infantis, quadras, espaçoes culturais, multifuncionais)
• Articulação, fomento e fiscalização de parcerias entre a prefeitura e iniciativa privada para implementação da Lei da Aprendizagem (inclusão no mundo do trabalho)
• Implantação de berçários nos Centros de Educação Infantil
• Construção de Praças da Juventude com conselhos de gestão
• Criação de bibliotecas comunitárias por meio de editais
• Calendário anual de eventos para idosos
• Implantação de Ambientes Científico-Tecnológicos criativos e lúdicos de Aprendizagem nas instituições educacionais municipais, privilegiando o laboratório e a experimentação
• Garantia de condições satisfatórias na infraestrutura de 100% das instituições educacionais e aquisição de equipamentos, materiais de apoio, recursos pedagógicos e livros para as bibliotecas, necessários ao eficiente funcionamento do parque escolar
• Ampliação do atendimento em creches
• Ampliação da rede física da educação infantil com a construção de 420 Centros de Educação Infantil (CEI)
• Adequação de 100% dos Centros de Educação Infantil garantindo a acessibilidade universal às crianças com deficiência
• Criação e implantação em 100% das instituições educacionais de uma rede preventiva de proteção à criança, em parceria com as famílias, poder público e sociedade
• Implantação de ambientes de interatividade com o uso de tecnologias em 100% nos Centros de Educação Infantil
• Implantação de ateliê em 100% das instituições de Educação Infantil como ambientes em que as crianças possam se expressar utilizando-se das mais diversas linguagens
• Ampliação da oferta de escolas de tempo integral para 100% da demanda manifesta de 6 a 14 anos
• Ampliação do parque escolar da rede municipal de ensino de Fortaleza, com a construção de unidades escolares de ensino fundamental
• Reforma geral e ampliação (para atendimento da demanda) de 100% das unidades escolares de ensino fundamental da rede municipal
• Construção e reforma de espaços poliesportivos e multifuncionais para atividades esportivas, artísticas e culturais, conforme necessidade
• Adequação arquitetônica de 100% das escolas de ensino fundamental garantindo acessibilidade às crianças com deficiência
• Criação de ambiente de acolhimento para os filhos dos alunos em 100% das escolas de Educação de Jovens e Adultos - EJA
• Fortalecimento do protagonismo infantojuvenil, com a criação de câmaras infantojuvenis e grêmios e/ou outras organizações estudantis
• Implantação de distritos de Cultura
• Dinamização de roteiros culturais
• Fomento às tradições culturais das comunidades
• Valorização do conhecimento sobre a memória dos bairros
• Requalificação do entorno de imóveis de relevância cultural
• Ampliação de qualificação de espaços públicos
• Criação de polos culturais inteligentes
• Ocupação de praças com ações de arte e cultura
• Fomento às atividades culturais de jovens artistas
• Agentes locais de inovação
• Apoio à expansão de banda larga de internet