Apresentação
Território formado pelos bairros Jardim Guanabara e Vila Velha.
Propostas | Tema | Unidade Territorial | Observações |
---|---|---|---|
RECAPEAMENTO DAS RUAS M, RUA K E RUA PALMACIA – VILA VELHA | OUTRO TEMA | REGIONAL - 1 | Autor MARIA DE LOURDES DA SILVA |
CONSTRUÇÃO DE UM CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS E ADULTOS DO VILA VELHA, ESPAÇO ENTRE A RUA."D" COM A RUA. "C" NO VILA VELHA IV | ASSISTÊNCIA SOCIAL | REGIONAL - 1 | Autor MARIA ELISETE GARCES TAVARES |
Não existem notícias cadastradas
Elisete Garcês
Max Deully Magalhães
Vicente Pinheiro
Agentes de Cidadania
Max Deully de Oliveira Magalhaes
Antonio Claudio de Oliveira
Cicero Soares da Silva
Maria do Rosario Pereira Nicolau
Maria de Fatima Feliciano Ferreira
Elizabeth Almeida de Sousa
Marcos de Carvalho Souza
Maria Elisete Garcês Tavares
Benedita Alves de Sousa
Francisco Paulo Mateus da Silva Filho
Antonia Regiane Viana de Oliveira
Maria de Lourdes da Silva
1 - Aspectos Demográficos
Território formado pelos bairros Jardim Guanabara e Vila Velha:
Jardim Guanabara |
Vila Velha |
|
Domicílios Particulares Permanentes |
4.495 |
18.038 |
População Residente |
14.919 |
61.617 |
População Homens |
6.937 |
29.108 |
População Mulheres |
7.982 |
32.509 |
Razão de Dependência Jovens |
30.5% |
36% |
Razão de Dependência Idosos |
10.7% |
8% |
Razão de Dependência Total |
41.1% |
44% |
Índice de Envelhecimento |
34.9% |
22.3% |
Razão de Masculino x Feminino |
86.9% |
89.5% |
Razão Crianças-Mulheres |
23.4% |
28.1% |
Média de moradores por Domicílios |
3.5 |
3.6 |
Proporção de domicílios ocupados |
95.4% |
96.1% |
Proporção de domicílios não ocupados |
4.6% |
3.9% |
Fonte: IBGE, 2010
2 - Equipamentos Públicos Municipais Existentes
No território estão situados os equipamentos públicos municipais descritos na tabela abaixo.
Nome do Equipamento | Endereço | Bairro |
---|---|---|
Escola de Tempo Parcial Francisco Edilson Pinheiro | Rua N, 35 | Vila Velha |
Praça | Rua Alfa | Vila Velha |
Praça Doze | Rua 12 / Rua 25 | Vila Velha |
Escola de Tempo Parcial Maria Mariza Mendes De Carvalho | Rua Raimundo Cunha, 1174 | Vila Velha |
Escola de Tempo Parcial Herondina Lima Cavalcante | Av. D, 310 (Conjunto Beira Rio), 310 | Vila Velha |
Praça | Rua 14 / Av K | Vila Velha |
Praça | Av A / Rua 23 | Vila Velha |
Praça | Av C / Rua 35 | Vila Velha |
Praça | Rua G / Av L | Vila Velha |
Praça | Av L / Rua Boa Vista | Vila Velha |
Praça | Av A / Rua 23 | Vila Velha |
Praça | Rua 24 / Av L | Vila Velha |
Praça | Av. Major Assis / Rua E | Vila Velha |
Centro de Educação Infantil Maristela Da Frota Cavalcante | Av. L, 1000 | Vila Velha |
Creche Conveniada Tia Toinha | Rua Paulo Xenofonte, 1037 | Vila Velha |
EEFM Dona Hilza Diogo de Oliveira | Av Dom Aloisio Lourcheider, 1040 | Vila Velha |
EEFM Dona Maria Menezes de Serpa | Rua Dr Quixadá Felício, 141 | Vila Velha |
Praça | Rua Palmácia | Vila Velha |
Centro de Educação Infantil Mário Quintana | Rua Teta, 900 | Vila Velha |
Escola de Tempo Parcial Antônio Correia Lima | Rua Hermes Paraíba, 934 | Vila Velha |
UPA 24 H da Vila Velha | Rua L Com Rua G, S/N | Vila Velha |
UAPS Maria Aparecida | Av. K, S/N | Vila Velha |
Escola de Tempo Parcial Castelo De Castro | Rua 43, 1531 (Conjunto Dos Bancários), 1531 | Vila Velha |
UAPS João Medeiros de Lima | Av. I, 982 | Vila Velha |
Praça Hilza Diogo de Siqueira | Rua 20 / Av J | Vila Velha |
Praça | Rua Dr Quixadá Felício | Vila Velha |
Liceu da Vila Velha | Av L, 840 | Vila Velha |
Praça | Rua B / Via De Pedestre | Vila Velha |
Praça | Rua Dr Quixadá Felício / Rua 31 | Vila Velha |
Praça | Av C / Rua 33 | Vila Velha |
Praça | Rua O / Rua 33 | Vila Velha |
Praça | Rua P / Rua M | Vila Velha |
Praça | Av. Major Assis / C/ Rua SDO | Vila Velha |
Praça | Rua 22 / Rua 39 | Vila Velha |
Área Verde | Rua 12 / Av L | Vila Velha |
Área Verde | Rua Teta / Av. L | Vila Velha |
Área Verde | Av. C | Vila Velha |
Área Verde | Rua Ten Eliezer Costa / Rua 11 | Vila Velha |
Areninha | Rua Dr Quixadá Felício | Vila Velha |
Área Verde | Av D / Rua 35 | Vila Velha |
Centro De Educação Infantil Arlene Alberes Medeiros | Rua Maria Zenóbia Carneiro, 299 | Vila Velha |
Centro de Educação Infantil Maria Mariza Mendes De Carvalho | Rua Raimundo Cunha, 1174 | Vila Velha |
Areninha Thauzer Parente | Rua Pedro Sampaio, S/N | Jardim Guanabara |
Centro de Educação Infantil Professor José Rebouças Macambira | Rua Cariús, 200 | Jardim Guanabara |
Escola de Tempo Parcial Quintino Cunha | Rua Maria Clara, 1263 | Jardim Guanabara |
EEFM Dom Helder Câmara | Rua Rosinha Sampaio, 1157 | Jardim Guanabara |
UAPS Fernando Façanha | Rua Rio Tocantins, S/N | Jardim Guanabara |
Escola de Tempo Parcial Professor José Parsifal Barroso | Rua Major Assis, 1076 | Jardim Guanabara |
Área Verde | Rua Rosinha Sampaio / Av Cel Carvalho | Jardim Guanabara |
Escola de Tempo Parcial Lorhan Marques Medeiros | Rua Creuza Rocha, 255 | Jardim Guanabara |
Escola de Tempo Parcial Professor José Rebouças Macambira | Rua Cidade de Cariús, 200 | Jardim Guanabara |
EEFM Deputado Francisco de Almeida Monte | Av. Coronel Carvalho, 2400 | Jardim Guanabara |
Escola de Tempo Parcial Manoel Rodrigues | Rua Maria Clara, 1237 | Jardim Guanabara |
UAPS Professor Rebouças Macambira | Rua Creuza Rocha, S/N | Jardim Guanabara |
• Regulamentação e elaboração dos PIRF das Zeis
• Melhoria Habitacional das unidades situadas nos assentamentos precários urbanizados ou que serão alvo de urbanização
• Legitimação de posse dos imóveis localizados em assentamentos precários consolidados
• Promoção da regularização fundiária plena em assentamentos precários consolidáveis sem reassentamento
• Legitimação de posse dos imóveis localizados em assentamentos precários consolidados
• Promoção da regularização fundiária plena em assentamentos precários consolidáveis sem reassentamento
• Legitimação de posse dos imóveis localizados em assentamentos precários consolidados
• Promoção da regularização fundiária plena em assentamentos precários consolidáveis sem reassentamento
• Criação de Núcleos de Mediação de Conflitos em todos os bairros da capital
• Ampliação dos Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS) para todos os bairros da capital cearense, visando ao controle social da qualidade dos serviços na área de Segurança Pública e contribuir para a mediação de conflitos
• Apoio às ações de comercialização (feiras, eventos, rodada de negócios etc.)
• Criação de empreendimentos produtivos de coleta e reciclagem de materiais recicláveis
• Apoio à criação de empreendimentos autogestionários de produção, comercialização e consumo sustentáveis
• Promoção do acesso a mercados (realização de feiras, rodada de negócios e ações de marketing)
• Estímulo à formalização de pequenos negócios
• Promoção de capacitação técnica e gerencial aos pequenos produtores de artesanato
O Plano Mestre Urbanístico proposto pelo Fortaleza 2040 propõe, na área do território:
• Corredor de Urbanização No. 5
• Plano Específico Maranguapinho.
• Parque da Foz
• Implantação de brinquedotecas
• Academias ao ar livre
• Construção de cachorródromos
• Mapeamento, monitoramento e apoio às atividades de esporte elazer oferecidas gratuitamente às comunidades
• Implantação de espaços para a interação de crianças e adolescentes (praças, parques infantis, quadras, espaçoes culturais, multifuncionais)
• Articulação, fomento e fiscalização de parcerias entre a prefeitura e iniciativa privada para implementação da Lei da Aprendizagem (inclusão no mundo do trabalho)
• Implantação de berçários nos Centros de Educação Infantil
• Construção de Praças da Juventude com conselhos de gestão
• Criação de bibliotecas comunitárias por meio de editais
• Calendário anual de eventos para idosos
• Implantação de Ambientes Científico-Tecnológicos criativos e lúdicos de Aprendizagem nas instituições educacionais municipais, privilegiando o laboratório e a experimentação
• Garantia de condições satisfatórias na infraestrutura de 100% das instituições educacionais e aquisição de equipamentos, materiais de apoio, recursos pedagógicos e livros para as bibliotecas, necessários ao eficiente funcionamento do parque escolar
• Ampliação do atendimento em creches
• Ampliação da rede física da educação infantil com a construção de 420 Centros de Educação Infantil (CEI)
• Adequação de 100% dos Centros de Educação Infantil garantindo a acessibilidade universal às crianças com deficiência
• Criação e implantação em 100% das instituições educacionais de uma rede preventiva de proteção à criança, em parceria com as famílias, poder público e sociedade
• Implantação de ambientes de interatividade com o uso de tecnologias em 100% nos Centros de Educação Infantil
• Implantação de ateliê em 100% das instituições de Educação Infantil como ambientes em que as crianças possam se expressar utilizando-se das mais diversas linguagens
• Ampliação da oferta de escolas de tempo integral para 100% da demanda manifesta de 6 a 14 anos
• Ampliação do parque escolar da rede municipal de ensino de Fortaleza, com a construção de unidades escolares de ensino fundamental
• Reforma geral e ampliação (para atendimento da demanda) de 100% das unidades escolares de ensino fundamental da rede municipal
• Construção e reforma de espaços poliesportivos e multifuncionais para atividades esportivas, artísticas e culturais, conforme necessidade
• Adequação arquitetônica de 100% das escolas de ensino fundamental garantindo acessibilidade às crianças com deficiência
• Criação de ambiente de acolhimento para os filhos dos alunos em 100% das escolas de Educação de Jovens e Adultos - EJA
• Fortalecimento do protagonismo infantojuvenil, com a criação de câmaras infantojuvenis e grêmios e/ou outras organizações estudantis
• Implantação de distritos de Cultura
• Dinamização de roteiros culturais
• Fomento às tradições culturais das comunidades
• Valorização do conhecimento sobre a memória dos bairros
• Requalificação do entorno de imóveis de relevância cultural
• Ampliação de qualificação de espaços públicos
• Criação de polos culturais inteligentes
• Ocupação de praças com ações de arte e cultura
• Fomento às atividades culturais de jovens artistas
• Agentes locais de inovação
• Apoio à expansão de banda larga de internet
• Supressão de espécies invasoras
• Educação ambiental
• Incentivo à permacultura, agroecologia e agricultura orgânica
• Controle de zoonoses
• Estímulo à adoção de praças
• Criação de linhas de transporte não poluentes
• Aproveitamento econômico dos resíduos sólidos
• Redução de perdas no sistema de abastecimento de água
• Universalização da cobertura do esgotamento sanitário e da coleta de resíduos sólidos
• Incentivo à coleta seletiva
• Eliminação dos pontos de lixo
• Instalação de ecopontos
• Ampliação da rede de drenagem
• Turismo de Natureza
• Lazer e Esporte de Natureza
• Parque da Foz
• Recuperação de áreas estuarinas
• Recomposição de matas ciliares de manguezais e restingas
• Criação de trilhas nos manguezais
• Sedes das Unidades de Conservação
• Trilhas ecológicas nas unidades de conservação
• Novas Indústrias
• Ecoparques industriais
• Implantação dos Fóruns Territoriais.
Compromissos | Eixo | Responsável | Observações | Situação |
---|---|---|---|---|
Apresentar o Programa de Empreendedorismo Sustentável e sensibilizar os empreendedores para a participação nas capacitações gerenciais promovidas pela SDE por meio da Sala do Empreendedor da Regional I. | 0 - Equidade territorial, social e econômica | SDE | Na Sala do Empreendedor da Secretaria Regional I, no período de 2017/2019 foram registrados 163 formalizações como MEI e registrados 565 atendimentos em capacitações destinadas a empreendedores e potenciais empreendedores abordando temáticas gerenciais para dar orientação sobre a sustentabilidade do negócio, tais como Empreendedorismo e Gestão; Gestão empreendedora; Liderança e Gestão; Relações Humanas e Afetividade no ambiente de Trabalho; Primeiros passos para Montar seu Negócio; Estratégias Mercadológicas; Comunicação como Instrumento de Crescimento no Negócio; Estratégia de mercado e Vendas; Motivação para o Negócio. | Concluído |
Expansão do PMPU. | 0 - Equidade territorial, social e econômica | Sesec | Não houve expansão. | Concluído |
Criação de Núcleos de Mediação de Conflitos em todos os bairros da capital e ampliação dos Conselhos (CCDS). | 0 - Equidade territorial, social e econômica | Sesec | Núcleo em expansão, acompanhando a divisão territorial das SRs, de 06 para 12. Atualmente, há 07 núcleos em funcionamento. Previsão para mais 05 em 2022. | Em Andamento |
Redesenho de Linhas de Transporte Público após concluída a Pesquisa Origem/Destino. | 1 - Cidade conectada, acessível e justa | SCSP/ Seinf | 27/10/2021 - O estudo foi entregue à Prefeitura de Fortaleza. As informações coletadas na Pesquisa possuem como objetivo encontrar padrões de deslocamento de diferentes famílias residentes em Fortaleza e RMF, para, a partir desses dados, desenvolver ações voltadas ao sistema de transportes. | Em Andamento |
Projeto “Linhas de Tarifa Reduzida”. | 1 - Cidade conectada, acessível e justa | SCSP | Em operação. | Concluído |
Manutenção da pavimentação, sinalização viária e ciclofaixas/ciclovias existentes. | 1 - Cidade conectada, acessível e justa | SCSP | Sinalização Viária Vila Velha e Jardim Guanabara. Malha Cicloviária Vila Velha e Jardim Guanabara composta por Ciclofaixas e Ciclovias com extensão de 4 km. | Em Andamento |
Ciclovia Av. Cel. Carvalho. | 1 - Cidade conectada, acessível e justa | SCSP | Entregue ciclofaixa na Av. Cel. Carvalho junto ao canteiro central com 3,7 km de extensão. | Concluído |
Reforma de calçamento na Avenida K. | 1 - Cidade conectada, acessível e justa | Seinf | - | Não Iniciado |
Wi-fi nas Praças do Conjunto dos Bancários e Praça Waldir Campos. | 2 - Vida comunitária, acolhimento e bem estar | Mais Ação | Entregue Praça Conjunto dos Bancários e Praça Waldir Campos. | Concluído |
Caixa de Livros (lugares a definir). | 2 - Vida comunitária, acolhimento e bem estar | Secultfor/Funci | - | Não Iniciado |
Reforma das Praças: Praça do Contorno; Praça Major Assis (santuário); Praças da Avenida L; Praça Menezes de Serpa; Praça Vila Nova; Praça Herondina Cavalcante. | 2 - Vida comunitária, acolhimento e bem estar | Mais Ação | 13/02/2020 – Entregue a reforma Praça do Contorno, localizada no bairro Vila Velha. 31/01/2020 – Entregue reforma da Praça Major Assis (Santuário/Brinquedopraça). 20/03/20 - Entregue Reforma da Praça da Avenida L. 29/12/20 - Entregue a reforma da Praça Menezes de Serpa. 31/01/2020 – Entregue a reforma da Praça Vila Nova.06/12/2019 - Entregue a reforma da Praça Herondina Cavalcante. | Concluído |
A Secel mantém apoio às diversas atividades de esporte e lazer no município por meio de doação de material esportivo. | 2 - Vida comunitária, acolhimento e bem estar | Secel | Ação contínua. Doamos diversos materiais esportivos no ano de 2021, com um total de aproximadamente 1467 materiais diversos, tais como: bolas diversas, reder diversas, folhas de tatames, coletes, bambolês, apitos, kimonos, corda de pular, par de atendas, faixas, etc. | Concluído |
Lançamento do Programa Médico Família Fortaleza (140 vagas). Existem concursos vigentes para profissionais da área (Edital 61 e 69 de 2015). Existem seleções públicas vigentes para profissionais da área (Editais 25, 26 e 27/2018). | 2 - Vida comunitária, acolhimento e bem estar | SMS | Implantação do Programa Médico Família Fortaleza, com a convocação de 140 Médicos de Família para os territórios de maior vulnerabilidade, ampliando a oferta de serviços ao tempo que contribui na formação de especialista para a APS. Adesão ao Programa Saúde na Hora (em 58 Postos de Saúde, com 210 equipes). No ano de 2019, a SMS realizou novos concursos (125 nomeações) e seleções (737 contratações). O IJF nomeou 437 servidores aprovados em concurso público. Outra realização da SMS, o Programa Melhor em Casa como forma de atendimento ampliado, a pacientes que precisam de mais cuidado, mas não têm a necessidade de estar internados em hospitais. Nesse Programa, o atendimento é feito de forma mais eficiente, confortável e segura dentro de casa. É uma política pública nova, com novos profissionais contratados e atendimento ampliado. Ainda com o objetivo de ampliar a oferta de profissionais médicos para atendimento à população, a SMS iniciou um Chamamento Público para contratação de Organizações Sociais da Saúde, para o gerenciamento e execução das atividades e serviços de 19 UAPS, localizadas em territórios de maior vulnerabilidade e com dificuldade de fixação de profissionais, visando a eficiência e agilidade dos atendimentos e serviços. | Concluído |
Reforma da praça e quadra do Vila Velha. | 2 - Vida comunitária, acolhimento e bem estar | Seinf | 29/12/2020 - Reforma da Praça Menezes Serpa, no bairro Vila Velha. | Concluído |
Areninha Campo do Cancão. | 2 - Vida comunitária, acolhimento e bem estar | Secel | 24/11/2020 - Entregue Areninha Campo do Cancão. | Concluído |
A demanda para implantação de serviços secundários foi encaminhada para a área técnica responsável para estudos de viabilidade. Ressalta-se que existem Unidades de Atenção Secundária na Regional I, como UPAS, CEO, CAPS e Hospital Municipal, bem como instituições sem fins lucrativos que atendem pelo SUS. Serão ainda construídas três policlínicas (Jóquei - set/19; Siqueira - fev/20 e Passaré - abril/20). O Hospital da Criança fará procedimentos cirúrgicos e será entregue em out/20. | 2 - Vida comunitária, acolhimento e bem estar | SMS | Em 2019: 2 CAPS AD 24h – (Cristo Redentor /24 horas e Cidade 2000); Realização de Concurso para profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município; Iniciada a construção do novo Hospital da Criança – HIF; Reforma em 3 Frotinhas; Gonzaguinha da Barra do Ceará está recebendo uma nova emergência e um centro de parto normal - Gonzaguinha de Messejana terá um centro de parto normal e uma casa da gestante - Gonzaguinha do José Walter - um novo hospital (obra iniciando em 2020). 26/10/2020 - Entregue Policlínica Dr. José Eloy da Costa, Bonsucesso.14/09/2020 - Entregue Policlínica Dr. Luiz Carlos Fontenele, no bairro Passaré. 23/10/2019 - Entregue a Policlínica do Jóquei Clube.15/07/2020 - Entregue Hospital da Criança (UNIDADE DE ATENDIMENTO INFANTIL HIF). | Concluído |
Ampliação do Hospital - HDGM-BC (Gonzaguinha Barra do Ceará). * Valor total da obra: R$ 5.900.000,00 (contrato em execução, com previsão de desembolso nos orçamentos de 2019 e 2020). | 2 - Vida comunitária, acolhimento e bem estar | SMS | 03/09/2020 - Entregue ampliação do Hospital Gonzaguinha Barra do Ceará (emergência e enfermaria). 07/10/2020 - Entregue Centro de Parto Normal do Gonzaguinha Barra do Ceará. | Concluído |
Reforma Praça Beira-Rio. | 2 - Vida comunitária, acolhimento e bem estar | GEC/Juntos por Fortaleza | 09/12/2019 – Entregue a requalificação da Praça Beira Rio, no Vila Velha. | Concluído |
Reforma na EEM Hilza Diogo. | 3 - Desenvolvimento da cultura e do conhecimento | Seduc/ Juntos por Fortaleza | 14/02/2020 - Entregue a reforma da EEM Hilza Diogo. | Concluído |
Ação desenvolvida para toda a Rede Pública Municipal de Ensino. | 3 - Desenvolvimento da cultura e do conhecimento | SME | - | Concluído |
Reforma na quadra da Escola Herondina Lima Cavalcante. | 3 - Desenvolvimento da cultura e do conhecimento | Mais Ação | 02/03/2020 - Entregue reforma E.M. Herondina Lima Cavalcante. | Concluído |
Além do Programa Saúde na Escola (PSE), os CAPS têm como proposta de promoção à saúde atividades vinculadas às escolas municipais. | 3 - Desenvolvimento da cultura e do conhecimento | SME | Programa Saúde na Escola (PSE): Em 2020, houve uma nova adesão ao PSE com vinculação de 210 equipes, representando um acréscimo de 55 equipes da Estratégia Saúde da Família, beneficiando 157.230 alunos da rede pública em 198 escolas municipais. Programa Gente Adolescente (PGA) de atenção integral à saúde de adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos. O Programa prevê a realização das seguintes ações: Ampliação do número de consultas nas UAPS; Garantia da cobertura para as vacinas HPV Meningite ACWY, dT (1º Reforço); Fortalecimento das ações de Educação em Saúde; Criação do Programa Adolescente Comunicador de Saúde - ADOCS; Ampliação das ações de Atenção em Saúde Mental para os adolescentes com apoio Centros de Atenção Psicossocial (Caps) infantis e demais instituições que ofertam rede de apoio para adolescentes; Contribuição para a redução das taxas de gravidez na adolescência;Garantia do acesso aos serviços de saúde dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. | Concluído |
Formação dos profissionais da educação e qualificação permanente dos processos de trabalho. | 3 - Desenvolvimento da cultura e do conhecimento | SME | As Células de Formação, vinculadas à Coordenadoria de Educação infantil e à Coordenação de Ensino Fundamental atuam com a formação específica dos docentes na área em que estes atuam. Para os profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino, a formação e aperfeiçoamento de servidores são desenvolvidas de forma articuladas, no tocante ao reconhecimento, à ascensão funcional e ao percurso na formação continuada, conduzidas pela Política de Gestão de Pessoas que assegura o cumprimento do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), tendo como princípios norteadores: a valorização, o reconhecimento, a qualificação e ascensão funcional, a garantia de melhores condições de trabalho, o cumprimento da Lei do Piso Salarial e os reajustes salariais. | Concluído |
Reforma na EEM Maria Menezes de Serpa. | 3 - Desenvolvimento da cultura e do conhecimento | Seduc/ Juntos por Fortaleza | 02/10/2024 - Entregue a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Dona Maria Menezes de Serpa, no bairro Vila Velha | Concluído |
Reforma na Escola Professor José Rebouças Macambira - EI / EF. | 3 - Desenvolvimento da cultura e do conhecimento | SME | Entregue reforma da E.M. Prof. José Rebouças Macambira – Jardim Guanabara. | Concluído |
Reforma na Escola Arlene Alberes Medeiros. | 3 - Desenvolvimento da cultura e do conhecimento | Mais Ação | - | Não Iniciado |
Capacitação de servidores. | 3 - Desenvolvimento da cultura e do conhecimento | SME | As Células de Formação, vinculadas à Coordenadoria de Educação infantil e à Coordenação de Ensino Fundamental atuam com a formação específica dos docentes na área em que estes atuam. Para os profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino, a formação e aperfeiçoamento de servidores são desenvolvidas de forma articuladas, no tocante ao reconhecimento, à ascensão funcional e ao percurso na formação continuada, conduzidas pela Política de Gestão de Pessoas que assegura o cumprimento do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), tendo como princípios norteadores: a valorização, o reconhecimento, a qualificação e ascensão funcional, a garantia de melhores condições de trabalho, o cumprimento da Lei do Piso Salarial e os reajustes salariais. | Concluído |
Bom de Fortaleza (proposta em discussão, lugares a definir)/Edital das Artes, Edital de Credenciamento de Artistas/Festival de Quadrilhas Juninas do Jardim Guanabara. | 3 - Desenvolvimento da cultura e do conhecimento | Secultfor | Bom de Fortaleza temporariamente suspenso. Editais concluídos. Junho 2020 - Lançado novo edital das artes o VIII Edital das Artes destinou, em junho de 2020, R$4,1 milhões em fomento às artes da capital cearense. Do montante total, R$3.852.500,00 milhões foram repassados aos artistas selecionados. O Edital das Artes de Fortaleza estimula a produção e promoção das Artes, no âmbito do Município, além de fomentar a programação artística em espaços públicos e privados, nos diversos territórios da capital cearense. 23/11/2021 - Secultfor divulga edital para credenciamento de artistas.para credenciamento de artistas e grupos artísticos. Os selecionados irão compor a programação da Secretaria e seus equipamentos culturais, nas linguagens de teatro, dança, música, literatura, circo, humor e cultura tradicional popular. | Concluído |
Realização de concurso público e seleção de pessoal. | 3 - Desenvolvimento da cultura e do conhecimento | SME | Realizado Concurso Público para Cargo Efetivo de Professor de Áreas Específicas da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. | Concluído |
Entregue em setembro/2017 – CEI Maristela da Frota Cavalcante – Vila Velha. ETI Vila Velha – Em execução ETI Vila Velha – Em execução Reformas: E.M. Quintino Cunha – Jardim Guanabara E.M. Prof. José Rebouças Macambira – Jardim Guanabara E.M. Prof. José Parsifal Barroso – Jardim Guanabara E.M. Herondina Lima Cavalcante – Vila Velha E.M. Francisco Edilson Pinheiro – Vila Velha E.M. Antônio Correia Lima - Vila Velha. | 3 - Desenvolvimento da cultura e do conhecimento | SME | Entregue CEI Maristela da Frota Cavalcante, Vila Velha - Encontra-se em pleno estado de funcionamento. 08/02/2022 - Entregue a nova Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Deputado Roberto Mesquita, no bairro Vila Velha. Entregue reforma da E.M. Quintino Cunha – Jardim Guanabara. Entregue reforma da E.M. Prof. José Rebouças Macambira – Jardim Guanabara. 02/03/2020 - Entregue a reforma E.M. Herondina Lima Cavalcante. Entregue reforma da E.M. Francisco Edilson Pinheiro – Vila Velha. Entregue reforma da E.M. Antônio Correia Lima - Vila Velha. Em andamento a reforma E.M. Prof. José Parsifal Barroso – Jardim Guanabara. | Em Andamento |
Expansão do Projeto E-Carroceiro para todos os ecopontos dos bairros. | 4 - Qualidade do meio ambiente e dos recursos naturais | SCSP | Projeto E-Carroceiro foi expandido para todos os Ecopontos de Fortaleza. | Concluído |
Apresentar o Programa de Empreendedorismo Sustentável e sensibilizar os empreendedores para a participação nas capacitações gerenciais promovidas pela SDE por meio da Sala do Empreendedor da Regional I. | 5 - Dinamização econômica e inclusão produtiva | SDE | Na Sala do Empreendedor da Secretaria Regional I, no período de 2017/2019 foram registrados 163 formalizações como MEI e registrados 565 atendimentos em capacitações destinadas a empreendedores e potenciais empreendedores abordando temáticas gerenciais para dar orientação sobre a sustentabilidade do negócio, tais como Empreendedorismo e Gestão; Gestão empreendedora; Liderança e Gestão; Relações Humanas e Afetividade no ambiente de Trabalho; Primeiros passos para Montar seu Negócio; Estratégias Mercadológicas; Comunicação como Instrumento de Crescimento no Negócio; Estratégia de mercado e Vendas; Motivação para o Negócio. | Concluído |
Os Fóruns serão institucionalizados junto com a nova regionalização da cidade, ficando na estrutura das unidades de gestão regional, atuais secretarias regionais. | 6 - Governança Municipal | Iplanfor | Os Fóruns Territoriais foram institucionalizados junto com a nova regionalização da cidade, ficando na estrutura das unidades de gestão regional, atuais secretarias regionais. Foram regulamentados através do Decreto n 14.939 de 01 de março de 2021. | Concluído |
Acesse as pastas para visualizar as fotos
ID | Título | Data | Início | Término | Fórum | Local |
---|---|---|---|---|---|---|
66 | 1º Ciclo de Fóruns Territoriais de 2025 | 07/04/2025 | 17:00 | 21:00 | REGIONAL - 1 (B) Vila Velha e Jardim Guanabara | Escola Maria Menezes de Serpa - Rua Quixadá Felício, 141, Vila Velha |