Carregando...

Sobre Fortaleza 2040

Início /  Fortaleza 2040 /  Sobre

Fortaleza 2040
A Cidade Planejada pela Cidadania

O Plano Fortaleza 2040 é uma nova forma de planejar a Cidade com cidadania. A Prefeitura e a sociedade entram em consenso sobre um futuro comum para a Cidade e, juntas, apontam as soluções, que farão de Fortaleza um lugar bom de morar para todos. O que for planejado será considerado pelo prefeito e por seus sucessores, na hora de decidir o que fazer com o dinheiro público, para esta e para as futuras gerações.

PLANO FORTALEZA 2040

Foi produzido um plano de desenvolvimento para a cidade de Fortaleza com estratégias a serem implementadas no curto, médio e longo prazo (tendo como horizonte o ano 2040), contemplando:

  • Plano Mestre Urbanístico
  • Plano de Mobilidade
  • Plano de Desenvolvimento Econômico e Social

Os eixos urbanístico, social, ambiental, econômico e de mobilidade foram planejados de forma totalmente integrada, contando sempre com ampla participação da sociedade, pautados na visão complexa da Cidade e da Região Metropolitana expandida. O Plano foi entregue à Cidade em dezembro de 2016. Teve a elaboração coordenada pelo Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), com a execução técnica da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC/UFC), por meio da qual foram contratados vários especialistas e consultores, e a participação voluntária de milhares de cidadãos e cidadãs que atuaram durante as suas três fases de elaboração contribuindo com informações, críticas e proposições.

O Plano Fortaleza 2040 tem como principal objetivo a transformação de Fortaleza em uma cidade mais acessível, justa e acolhedora; o incremento da oferta de oportunidades apoiadas pela boa ordenação da rede de conexões de seus espaços públicos e privados; e a obtenção de controle eficiente do seu crescimento econômico.

Sua concepção se deu diante da necessidade de dotar Fortaleza de um plano de longo prazo, que estabeleça uma visão de futuro, aponte estratégias na superação dos desafios e detalhe um conjunto de ações, metas, responsabilidades e custos no seu alcance, sem descuidar de propor o seu modelo de gestão e governança, condição essencial para que se consolide como um plano de estado a ser adotado por sucessivas gestões da Cidade até a sua consecução. Para tanto, encontra-se estruturado em seis módulos de quatro anos, coincidindo com o cronograma das seis próximas gestões do Executivo Municipal: 2017-2020, 2021-2024, 2025-2028, 2029-2032, 2033-2036 e 2037-2040.