Apresentação
O Território formado pelos Coaçu, Paupina e São Bento.
Propostas | Tema | Unidade Territorial | Observações |
---|---|---|---|
CONSTRUÇÃO DE CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) PARA A PAUPINA EM TERRENO PÚBLICO SITUADO AO LADO DO UAPS DR. OTONI CARDOSO DO VALE COM URBANIZAÇÃO DO ENTORNO E INSTALAÇÃO DE MOBILIÁRIO URBANO, ACADEMIA AO AR LIVRE E BRINQUEDOPRAÇA. | ASSISTÊNCIA SOCIAL | REGIONAL - 6 | Autor FRANCIJANE PIRES COSTA |
CONSTRUÇÃO DE ÁREA DE LAZER PARA A COMUNIDADE MANGUEIRAL (ÁREA SUL DA PAUPINA) EM UM ESPAÇO PÚBLICO SITUADO ENTRE AS RUAS LEIRICE PORTO, ENOQUE FALCÃO E CORONEL BASTOS - PAUPINA. EQUIPAMENTO A SER COMPOSTO POR ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA, MOBILIÁRIO URBANO, PLAYGROUND E ACADEMIA AO AR LIVRE. | ESPORTE E LAZER | REGIONAL - 6 | Autor WILLIENE COELHO DE SOUSA SANTOS |
A Prefeitura de Fortaleza inicia, nesta sexta-feira (31/07), a operação de oito novas estações do Bicicletar, expandindo o sistema para diversos pontos da cidade e como alt...
A Prefeitura de Fortaleza segue com o projeto piloto de atendimento on-line das demandas já vinculadas à política de Regularização Fundiária desenvolvida pela...
A 50ª Areninha da Capital foi inaugurada pela Prefeitura de Fortaleza e pelo Governo do Estado do Ceará na noite desta sexta-feira (06/03). O equipamento, instalado no bairro São Be...
A Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado do Ceará inauguram, nesta sexta-feira (06/03), às 18 horas, a Areninha do Alto Alegre, no bairro São Bento. Com a entrega, a Cidade...
A Prefeitura de Fortaleza oferece, a partir desta segunda-feira (16/12), os serviços do VetMóvel no Condomínio Machado de Assis, no bairro Paupina (Regional VI). O VetMóvel...
O maior programa de requalificação de espaços públicos da história de Fortaleza segue beneficiando territórios vulneráveis da Cidade. O prefeito Robert...
O prefeito Roberto Cláudio entrega, nesta terça-feira (28/11), às 18h30, a requalificação da Praça Pôr do Sol, localizada no Conjunto Pôr do Sol, no Coaçu (Regional VI)...
Luiz Paupina
Agentes de Cidadania
Joaquim Carmelito Pinto
Elen Diane Ponsiano Silva de Castro
Angela Maria Sousa da Silva
Iran Maciel Moura
Shirley da Silva Soares
Francijane Pires Costa
Williene Coelho de Souza Santos
1 - Aspectos Demográficos
O Território formado pelos Coaçu, Paupina e São Bento possui os seguintes indicadores demográficos:
|
Coaçu |
Paupina |
São Bento |
Total |
Domicílios Particulares Permanentes |
2.239 |
4.690 |
3.929 |
10.858 |
População Residente |
7.188 |
14.665 |
11.964 |
33.817 |
População Homens |
3.441 |
7.042 |
5.771 |
16.254 |
População Mulheres |
3.747 |
7.623 |
6.193 |
17.563 |
Razão de Dependência Jovens |
34.7% |
34.9% |
41.2% |
- |
Razão de Dependência Idosos |
6% |
6.7% |
5.6% |
- |
Razão de Dependência Total |
40.7% |
41.6% |
46.7% |
- |
Índice de Envelhecimento |
17.4% |
19.1% |
13.5% |
- |
Razão de Masculino x Feminino |
91.8% |
92.4% |
93.2% |
- |
Razão Crianças-Mulheres |
27.8% |
27.8% |
30.9% |
- |
Média de moradores por Domicílios |
3.5 |
3.5 |
3.4 |
- |
Proporção de domicílios ocupados |
91% |
90.3% |
90.4% |
- |
Proporção de domicílios não ocupados |
9% |
9.7% |
9.6% |
- |
Fonte: IBGE, 2010
2 - Equipamentos Públicos Municipais Existentes
No território estão situados os equipamentos públicos municipais descritos na tabela abaixo.
Nome do Equipamento | Endereço | Bairro |
---|---|---|
Centro de Educação Infantil Cônego Francisco Pereira da Silva | Rua Maria de Lourdes Lima, 60 | São Bento |
Escola de Tempo Parcial Cônego Francisco Pereira da Silva | Rua Luiz Francisco Xavier, 256 | Paupina |
Praça | Av Contorno Sul / Rua 12 | Paupina |
UAPS Anísio Teixeira | R.Guarany, 355 | Paupina |
UAPS Doutor Otoni Cardoso do Vale | Rua José Teixeira Costa, 643 | Paupina |
Anexo Cônego Francisco Pereira da Silva Unid II | Rua Cândido Sabino, 160, CASA 30 | Paupina |
Área Verde | Rua A / Rua Antero de Quental | Paupina |
Centro de Educação Infantil Professor Anísio Teixeira | Trav. Guarani, 355 | Paupina |
Creche conveniada União da Paupina | Rua Luiz Francisco Xavier, 1113 | Paupina |
Escola de Tempo Parcial José Barros de Alencar | Rua Gardênia, S/N (Parque Mamoeiro) | Paupina |
Escola de Tempo Parcial Professor Anísio Teixeira | Trav. Guarani, 355 | Paupina |
Escola de Tipo Integral Guiomar Da Silva Almeida | Rua Perolina de Morais, 449 | Paupina |
Escola de tempo parcial João Nogueira Jucá | Rua B, 10 (Loteamento Esplanada Messejana) | Coaçu |
Creche conveniada Pôr do Sol | Rua Zumbi, 430 | Coaçu |
EEFM Governador Luiz Gonzaga da Fonseca Mota | R Santa Rosa, 407 | Coaçu |
• Regulamentação e elaboração dos PIRF das Zeis
• Melhoria Habitacional das unidades situadas nos assentamentos precários urbanizados ou que serão alvo de urbanização
• Legitimação de posse dos imóveis localizados em assentamentos precários consolidados
• Promoção da regularização fundiária plena em assentamentos precários consolidáveis sem reassentamento
• Legitimação de posse dos imóveis localizados em assentamentos precários consolidados
• Promoção da regularização fundiária plena em assentamentos precários consolidáveis sem reassentamento
• Legitimação de posse dos imóveis localizados em assentamentos precários consolidados
• Promoção da regularização fundiária plena em assentamentos precários consolidáveis sem reassentamento
• Criação de Núcleos de Mediação de Conflitos em todos os bairros da capital
• Ampliação dos Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS) para todos os bairros da capital cearense, visando ao controle social da qualidade dos serviços na área de Segurança Pública e contribuir para a mediação de conflitos
• Apoio às ações de comercialização (feiras, eventos, rodada de negócios etc.)
• Criação de empreendimentos produtivos de coleta e reciclagem de materiais recicláveis
• Apoio à criação de empreendimentos autogestionários de produção, comercialização e consumo sustentáveis
• Promoção do acesso a mercados (realização de feiras, rodada de negócios e ações de marketing)
• Estímulo à formalização de pequenos negócios
• Promoção de capacitação técnica e gerencial aos pequenos produtores de artesanato
O Plano Mestre Urbanístico do Fortaleza 2040 propõe, na área do território:
• Implantação de brinquedotecas
• Academias ao ar livre
• Construção de cachorródromos
• Mapeamento, monitoramento e apoio às atividades de esporte elazer oferecidas gratuitamente às comunidades
• Implantação de espaços para a interação de crianças e adolescentes (praças, parques infantis, quadras, espaçoes culturais, multifuncionais)
• Articulação, fomento e fiscalização de parcerias entre a prefeitura e iniciativa privada para implementação da Lei da Aprendizagem (inclusão no mundo do trabalho)
• Implantação de berçários nos Centros de Educação Infantil
• Construção de Praças da Juventude com conselhos de gestão
• Criação de bibliotecas comunitárias por meio de editais
• Calendário anual de eventos para idosos
• Implantação de Ambientes Científico-Tecnológicos criativos e lúdicos de Aprendizagem nas instituições educacionais municipais, privilegiando o laboratório e a experimentação
• Garantia de condições satisfatórias na infraestrutura de 100% das instituições educacionais e aquisição de equipamentos, materiais de apoio, recursos pedagógicos e livros para as bibliotecas, necessários ao eficiente funcionamento do parque escolar
• Ampliação do atendimento em creches
• Ampliação da rede física da educação infantil com a construção de 420 Centros de Educação Infantil (CEI)
• Adequação de 100% dos Centros de Educação Infantil garantindo a acessibilidade universal às crianças com deficiência
• Criação e implantação em 100% das instituições educacionais de uma rede preventiva de proteção à criança, em parceria com as famílias, poder público e sociedade
• Implantação de ambientes de interatividade com o uso de tecnologias em 100% nos Centros de Educação Infantil
• Implantação de ateliê em 100% das instituições de Educação Infantil como ambientes em que as crianças possam se expressar utilizando-se das mais diversas linguagens
• Ampliação da oferta de escolas de tempo integral para 100% da demanda manifesta de 6 a 14 anos
• Ampliação do parque escolar da rede municipal de ensino de Fortaleza, com a construção de unidades escolares de ensino fundamental
• Reforma geral e ampliação (para atendimento da demanda) de 100% das unidades escolares de ensino fundamental da rede municipal
• Construção e reforma de espaços poliesportivos e multifuncionais para atividades esportivas, artísticas e culturais, conforme necessidade
• Adequação arquitetônica de 100% das escolas de ensino fundamental garantindo acessibilidade às crianças com deficiência
• Criação de ambiente de acolhimento para os filhos dos alunos em 100% das escolas de Educação de Jovens e Adultos - EJA
• Fortalecimento do protagonismo infantojuvenil, com a criação de câmaras infantojuvenis e grêmios e/ou outras organizações estudantis
• Implantação de distritos de Cultura
• Dinamização de roteiros culturais
• Fomento às tradições culturais das comunidades
• Valorização do conhecimento sobre a memória dos bairros
• Requalificação do entorno de imóveis de relevância cultural
• Ampliação de qualificação de espaços públicos
• Criação de polos culturais inteligentes
• Ocupação de praças com ações de arte e cultura
• Fomento às atividades culturais de jovens artistas
• Agentes locais de inovação
• Apoio à expansão de banda larga de internet
• Supressão de espécies invasoras
• Educação ambiental
• Incentivo à permacultura, agroecologia e agricultura orgânica
• Controle de zoonoses
• Estímulo à adoção de praças
• Criação de linhas de transporte não poluentes
• Aproveitamento econômico dos resíduos sólidos
• Redução de perdas no sistema de abastecimento de água
• Universalização da cobertura do esgotamento sanitário e da coleta de resíduos sólidos
• Incentivo à coleta seletiva
• Eliminação dos pontos de lixo
• Instalação de ecopontos
• Ampliação da rede de drenagem
• Despoluição e limpeza de espelhos d’água
Nenhum item
• Implantação dos Fóruns Territoriais
Compromissos | Eixo | Responsável | Observações | Situação |
---|---|---|---|---|
Realização de cursos de capacitação profissional: Verificar demanda da comunidade e realizar capacitação de 5 turmas de até 30 pessoas. | 0 - Equidade territorial, social e econômica | SDE | - | Em Andamento |
Realizar 05 capacitações (2 h/a por capacitação) de e acesso à crédito. | 0 - Equidade territorial, social e econômica | SDE | - | Em Andamento |
Oficinas para inserção no mercado de trabalho - Programa Nacional de Promoção ao Acesso ao Mundo do Trabalho - ACESSUAS-TRABALHO. | 0 - Equidade territorial, social e econômica | - | Não Iniciado | |
Este serviço teve suas atividades interrompidas devido a Pandemia do COVID-19. Após a normalização dos sistemas, será providenciado um novo plano de trabalho específico para apurar as novas perspectivas para o projeto. | 0 - Equidade territorial, social e econômica | SDHDS | - | Paralisado |
A frota de ônibus vem sendo renovada continuamente. Atualmente, 100% dos ônibus já possuem Wi-fi gratuito e cerca de 35% possui ar-condicionado. | 1 - Cidade conectada, acessível e justa | SCSP | - | Concluído |
Projeto Requalificação de Pontos de Parada, onde os pontos serão requalificados para garantir mais conforto e segurança. O plano está em elaboração para definição das estratégias, priorização dos pontos e fontes de financiamento. | 1 - Cidade conectada, acessível e justa | SCSP | - | Em Andamento |
Com relação aos CEPs, não foram identificados problema de bairro nos logradouros mencionados. Todos tem como bairro PAUPINA. O que pode ser comprovado consultando o site dos Correios. | 1 - Cidade conectada, acessível e justa | Iplanfor | - | Concluído |
A competência para criar, alterar limites de bairros e mudança de nomenclatura é da Câmara Municipal de Fortaleza. | 1 - Cidade conectada, acessível e justa | Iplanfor | - | Concluído |
Desenvolvimento de diversos projetos em parceria com a SEINF. Merece destaque o Meu Bairro Empreendedor, que consiste em obras de requalificação em diversos bairros da cidade, envolvendo pavimentação, requalificação de calçadas, drenagem, equipamentos de moderação de tráfego, dentre outros. | 1 - Cidade conectada, acessível e justa | SCSP | - | Em Andamento |
Sobre a criação de linhas de ônibus intercomunitária, a questão está sendo tratada no plano de mobilidade da cidade que está em elaboração (PASFOR). A ideia é ter linhas como essas e tratar diversos temas como integração dos ônibus com metrô, redesenho da rede, etc. | 1 - Cidade conectada, acessível e justa | SCSP | - | Em Andamento |
As ações do Bicicletar estão contempladas na expansão do bicicletar, que ocorrerão ao longo de 2020. | 1 - Cidade conectada, acessível e justa | SCSP | - | Em Andamento |
Neste território contemplado com o CRAS, fica como referencia para a região de São Bento, que consta uma média de apenas 285 famílias. Já o território Coaçu, consta uma média de apenas 495 famílias e este próximo ao território da Lagoa Redonda, bairro este onde fica situado o CRAS Messejana. | 2 - Vida comunitária, acolhimento e bem estar | SDHDS | - | Concluído |
Reforma da Praça Fernando Noronha. | 2 - Vida comunitária, acolhimento e bem estar | Mais Ação | 30/01/2020 - Entregue. | Concluído |
Na regional VI existe uma unidade de zoonoses (em Messejana) com atendimento Veterinário. E existem equipes de campo realizando exames de Leishmaniose e controle de roedores, em toda Regional VI. dessa forma, existe uma equipe de Zoonoses para cada Regional de Fortaleza, por isso, há uma demora no atendimento de todo território. Todavia, são realizados eventos, para tentar compensar a ausência das equipes de zoonoses com mais frequências nessas áreas. No início de 2020, devido a Pandemia de Covid 19, essas atividades/ serviços sofreram uma diminuição. | 2 - Vida comunitária, acolhimento e bem estar | SMS | - | Concluído |
Redorma da Praça do Copacabana com Academia. | 2 - Vida comunitária, acolhimento e bem estar | Mais Ação | 10/01/2020 - Entregue. | Concluído |
De acordo com o que preconiza a tipificação, a cada 5000 mil famílias inscritas no CADÚNICO, há necessidade da implantação de CRAS, justificando assim, a abertura de mais um equipamento no território do Paupina, pois consta uma média de 5.217 famílias inscritas. No entanto, mesmo estando dentro da demanda do Plano Plurianual - PPA é necessária a liberação do recurso para que seja implantado o possível CRAS no território do Paupina. | 2 - Vida comunitária, acolhimento e bem estar | - | Não Iniciado | |
Construção de um Centro de Educação Infantil na rua Seis, Conjunto Alto Alegre | 3 - Desenvolvimento da cultura e do conhecimento | Mais Ação | - | Em Andamento |
Na etapa creche, o aumento das vagas também acontece por meio da celebração de Termos de Colaboração com Organizações da Sociedade Civil (OSC), para gerenciamento de creches, atendendo crianças na faixa etária de 1 a 3 anos. | 3 - Desenvolvimento da cultura e do conhecimento | SME | - | Não Iniciado |
A expansão do atendimento da Educação Infantil e Ensino Fundamental ocorre a partir de estudos de demanda dos bairros para realização do Planejamento da Rede Municipal de Ensino. Com base nos estudos, são planejadas as construções de unidades educacionais. | 3 - Desenvolvimento da cultura e do conhecimento | - | Não Iniciado | |
Para o território, estão previstas as seguintes obras: 02 (dois) Centros de Educação Infantil no bairro São Bento; 01 (um) Escola de Tempo Integral no bairro São Bento; 01 (um) Escola de Tempo Parcial no bairro Paupina. | 3 - Desenvolvimento da cultura e do conhecimento | SME | - | Em Andamento |
Reforma da Escola Guiomar da Silva Almeida. | 3 - Desenvolvimento da cultura e do conhecimento | Mais Ação | - | Em Andamento |
Reforma do Centro de Edu-cação Infantil Professor Anisio Teixeira. | 3 - Desenvolvimento da cultura e do conhecimento | Mais Ação | - | Em Andamento |
Reforma da Escola Municipal Professor Anisio Teixeira. | 3 - Desenvolvimento da cultura e do conhecimento | Mais Ação | - | Em Andamento |
Reforma da Escola Municipal Conego Francisco Pereira da Silva. | 3 - Desenvolvimento da cultura e do conhecimento | Mais Ação | - | Em Andamento |
Escola de ensino fundamental São bento, Rua Seis, Conjunto Alto Alegre. | 3 - Desenvolvimento da cultura e do conhecimento | Mais Ação | - | Em Andamento |
Em 2019, após a obra de requalificação, foi entregue Escola Municipal de Tempo Integral Guiomar da Silva Almeida no bairro Paupina. | 3 - Desenvolvimento da cultura e do conhecimento | SME | - | Concluído |
A alfabetização é um processo de aprendizagem em que se desenvolve a capacidade de ler e escrever, consolidando-se no decorrer dos anos iniciais do Ensino Fundamental, especificamente durante o 1º, 2º e 3º anos. Nos últimos 3 anos, a avaliação da alfabetização (SpaeceAlfa) tem demonstrado que quase todos os alunos da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza está sendo alfabetizado até o final do 2º ano. Esse resultado reflete o esforço das escolas, famílias e SME que trabalham continuamente com a meta de alfabetizar os alunos até os 7 anos de idade. Os resultados refletem os esforços da escola, família, Distritos de Educação e SME na intensificação da Alfabetização na Idade Certa. Vale ressaltar, que os alunos não alfabetizados até os 7 anos, consolidam este processo naturalemente no seu tempo. | 3 - Desenvolvimento da cultura e do conhecimento | SME | - | Concluído |
Construção de um Centro de Educação Infantil na rua Oliveira Lemos, bairro São Bento. | 3 - Desenvolvimento da cultura e do conhecimento | Mais Ação | - | Em Andamento |
Escola de ensino fundamental na Paupina, rua Marta Gradvohl. | 3 - Desenvolvimento da cultura e do conhecimento | Mais Ação | - | Em Andamento |
De acordo com a a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as áreas de Linguagens e Ciências Humanas são as que mais contribuem para a valorização e fruição das diversas manifestações artísticas e culturais locais e mundiais (educação cultural). Neste sentido, as unidades escolares da Prefeitura de Fortaleza trabalham com textos desde os clássicos às produções contemporâneas, passando pelas literaturas indígenas, africanas, afrobrasileiras, latinoamericanas e de literatura universal. O estímulo de práticas diversificadas da produção artístico-cultural também contribuem nestes aspectos, e por isso são trabalhadas no ambiente escolar. | 3 - Desenvolvimento da cultura e do conhecimento | - | Concluído | |
Obra do Proinfra no Renascer, São bento. | 4 - Qualidade do meio ambiente e dos recursos naturais | Mais Ação | - | Em Andamento |
Obra do Proinfra nas ruas do Alto Alegre. | 4 - Qualidade do meio ambiente e dos recursos naturais | Mais Ação | - | Em Andamento |
Pavimentação e drenagem na rua Eunice, Paupina. | 4 - Qualidade do meio ambiente e dos recursos naturais | Mais Ação | - | Em Andamento |
Urbanização do entorno da lagoa da Paupina. | 4 - Qualidade do meio ambiente e dos recursos naturais | Mais Ação | - | Em Andamento |
Pavimentação e Drenagem na Rua Luiz Francisco Xavier | 4 - Qualidade do meio ambiente e dos recursos naturais | Mais Ação | - | Em Andamento |
Realizar visita de avaliação de viabilidade técnica de espaços que podem ser utilizados para a implantação de hortas orgânicas comunitárias. | 4 - Qualidade do meio ambiente e dos recursos naturais | SDE | - | Não Iniciado |
Construção de Ecoponto na Rua Oliveira Lemos com Rua José Leitão. | 4 - Qualidade do meio ambiente e dos recursos naturais | Mais Ação | - | Em Andamento |
Realizar 05 capacitações (4 h/a por capacitação) - Foco em Mulheres Empreendedoras | 5 - Dinamização econômica e inclusão produtiva | SDE | - | Não Iniciado |
Com relação aos CEPs, não foram identificados problema de bairro nos logradouros mencionados. Todos tem como bairro Paupina. O que pode ser comprovado consultando o site dos Correios. | 6 - Governança Municipal | Iplanfor | - | Concluído |
Fortalecimento de diálogo entre as comunidades e a gestão municipal por meio dos Fóruns Territoriais. | 6 - Governança Municipal | - | Não Iniciado |
ID | Título | Data | Início | Término | Fórum | Local |
---|---|---|---|---|---|---|
39 | Conclusão e início de novas agendas. | 17/10/2019 | 17:00 | 18:00 | REGIONAL - 6 (E) Coaçu, Paupina e São Bento | Rua Luis Francisco Xavier, n° 999 - Paupina - (Clube) |