Qual a importância dos Fóruns?


Para que exista uma boa governança, é necessário que se estabeleçam instâncias de diálogo nas quais a participação se dê de forma efetiva e nas quais se possa tomar decisões coletivas, articular forças e recursos na implementação de ações voltadas para o alcance dos objetivos pactuados.

Uma instância proposta para isso será o Fórum Territorial, um espaço de articulação permanente entre o poder público e a comunidade de determinado território. A consolidação desses fóruns foi iniciada durante o processo que discutiu uma nova territorialização para Fortaleza, quando lideranças e outros agentes que atuam nesses recortes territoriais propuseram uma estrutura inicial para a estruturação dos fóruns.


Quem participa?

De acordo com a proposta inicial dos grupos, os fóruns serão espaços abertos à participação de qualquer cidadão que viva e/ou atue no território em questão

Onde funciona?

Os Fóruns devem estabelecer parcerias com espaços públicos e/ou privados de suas áreas de atuação para a realização de suas reuniões, tais como escolas, sedes das atuais Regionais, associações, salões de igrejas, entre outros.

Quem coordena?

Os grupos devem definir um ou mais coordenadores para promover a articulação entre os participantes e organizar as reuniões.

O que discute?

O papel dos Fóruns será, principalmente, discutir as ações coletivas necessárias para o desenvolvimento do território, priorizando ações para inclusão nos instrumentos de planejamento da gestão pública.


conheça também:

FORTALEZA 2040:
INFORMAÇÕES SOBRE O PLANO FORTALEZA 2040!
FORTALEZA EM MAPAS:
ACESSE INFORMAÇÕES GEORREFERENCIADAS!
Mapa do Site
IPLANFOR
Instituto de Planejamento de Fortaleza
Rua Vinte e Cinco de Março, nº 268, Centro
CEP 60.060-120 - Fortaleza-CE
Tel: (85) 3105.1470
Logotipo Fortaleza 2040 Logotipo Prefeitura Municipal de Fortaleza