Carregando...

As Fases do Plano

Início /  Fortaleza 2040 /  Fases

Fases do Plano

O Fortaleza 2040 é um instrumento de planejamento participativo, que busca integrar o desenvolvimento físico-territorial ao desenvolvimento social e econômico, ao passo que busca articular a discussão da Cidade sob os diversos olhares e setores, territórios e esferas de governo. Surgiu do processo de desenvolvimento fragmentado de Fortaleza, que exigia um planejamento estratégico, ao passo que já vinha executando ações no presente, buscando estar conectada com esta participativa visão de futuro.

A primeira etapa do Plano buscou fazer uma reflexão sobre a “Fortaleza Hoje”, envolvendo mais de 4.000 pessoas e 524 instituições representativas dos interesses dos bairros de Fortaleza mobilizadas por meio das Secretarias Regionais sob coordenação do Iplanfor.

A segunda fase do Plano buscou debater e definir “A Fortaleza que Queremos” para 2040, em que diversos segmentos da sociedade civil e organizada puderam dar sua opinião sobre a realidade da cidade hoje e da cidade que gostariam.

Na sequência, foi realizada a terceira fase do Plano Fortaleza 2040, “Visão de Futuro e Plano de Ação”, na qual ocorreu a validação da Visão de Futuro e dos objetivos estratégicos propostos a partir dos Fóruns Temáticos, Setoriais e Territoriais, ocorridos em outubro e novembro de 2015, e seguidos pela composição de grupos de trabalho para tratar as proposições que foram feitas.

Fortaleza 2040 - As Fases do Plano Fortaleza 2040 Linha do Tempo

Processo de elaboração

Por que isso é necessário?

  • Fortaleza não possui um plano estratégico de desenvolvimento econômico, social e urbanístico.
  • Os planos e ações de governo não conseguiram solucionar a enorme desigualdade em nossa cidade.
  • É necessário realizar estudos mais profundos.
  • Encontrar soluções com a participação de todos.
  • Formular uma série de estratégias pactuadas com a sociedade e poder público das várias esferas de governo.